O que é presbiopia?

O que é presbiopia?

Popularmente conhecida como “vista cansada”, a presbiopia resulta de um quadro natural de envelhecimento, de acordo com o qual nossos olhos vão perdendo, progressivamente, a capacidade de enxergar objetos de forma nítida a curtas distâncias.

De modo geral, os primeiros sinais de presbiopia, tais como vista cansada, dor de cabeça no final do dia, dificuldade em enxergar letras pequenas, surgem em pacientes por volta de seus 40, 45 anos, vindo a atingir o seu pico por volta dos 60, 65 anos de idade.

Causas da presbiopia

Não sabemos, de modo definitivo, quais são as verdadeiras causas da presbiopia.

No entanto, sabe-se que alterações na curvatura do cristalino, assim como a perda progressiva da capacidade dos músculos ciliares, responsáveis por alterar a espessura do cristalino de modo a focalizar a nossa visão, participam da fisiopatologia da presbiopia.

Através da atuação dos músculos ciliares, nossos olhos conseguem formar as imagens de objetos a curtas distâncias diretamente sobre a retina, formando-as de modo claro e nítido.

Por outro lado, em pacientes que apresentam presbiopia, devido à perda da capacidade de atuação dos músculos ciliares, as imagens formadas por seus olhos não se localizam sobre a retina, mas atrás dela, de modo a dificultar a visão de objetos a curtas distâncias.

Nestes casos, para melhorar o foco de sua visão, é comum que os pacientes afastem livros e celulares, esticando seus braços para conseguirem ler adequadamente.

Veja, abaixo, uma ilustração que demonstra, didaticamente, o modo como as imagens são formadas, tanto em olhos sem presbiopia quanto em olhos com presbiopia:

page1image37977328 

Imagem que apresenta, à esquerda, um olho com visão normal e, à direita, um olho com presbiopia.

Fonte: https://www.infoescola.com/visao/presbiopia/

Quais são os seus sintomas?

Um dos primeiros sintomas a serem sentidos pelos pacientes com presbiopia é a visão embaçada, até mesmo turva ao transitar entre objetos próximos e distantes, prejudicando atividades cotidianas que antes não exigiam maior esforço, como a leitura de livros, jornais, até mesmo uma maior dificuldade em ver objetos em ambientes com baixa luminosidade.

Em decorrência de um maior esforço, é comum que os pacientes acabem forçando a vista, gerando sintomas como dores de cabeça, vista cansada, ardência nos olhos, etc.

Diagnóstico da presbiopia:

O diagnóstico do quadro de presbiopia é clínico, sendo comumente realizado pelo médico oftalmologista a partir do relato dos sintomas sentidos pelo paciente, além do estudo de seu histórico médico e de exames que podem ser realizados em sua clínica, como o teste de acuidade visual e o exame de refração.

Quanto mais cedo forem diagnosticados os sintomas, melhores serão as chances de tratamento e de minimização de danos ao bem-estar do paciente.

É possível prevenir a presbiopia?

Pelo fato do quadro de presbiopia estar ligado ao processo natural de envelhecimento, não é possível evitar e/ou prevenir o seu surgimento.

No entanto, há diversas medidas que, ao melhorarem o bem-estar geral do paciente, contribuem para a postergação e até a minimização dos efeitos da presbiopia, como, por exemplo:

  • Consultar-se com o seu médico oftalmologista regularmente;
  • Evitar ler ou utilizar telas muito próximo ao rosto;
  • Realizar a leitura de livros e jornais em ambientes bem iluminados; e 
  • Evitar permanecer por longos períodos de tempo em telas, tais como computadores e celulares.

Como é feito o tratamento de presbiopia?

Prescrito pelo médico oftalmologista em decorrência dos sintomas apresentados pelo paciente, o tratamento da presbiopia pode ser realizado de diversas maneiras, tais como pelo uso de óculos, lentes de contato e medicamentos para aliviar os sintomas.

Ficou com alguma dúvida?
Aproveite e agende uma consulta! Terei o maior prazer em atendê-lo(a)!

Contato:
Telefone: (85) 3264-1987 e (85) 9 9131-0575

E-mail: lucasgsoftalmo@hotmail.com

Instagram: @oftalmolucasgrassi

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Miopia

Miopia Atingindo cerca de 25% da população brasileira e aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas ao redor do mundo, a miopia se trata de um problema

Saiba Mais »

O que é hipermetropia?

O que é hipermetropia? Atingindo aproximadamente 65 milhões de brasileiros, a hipermetropia se trata de um problema de visão mais comum do que você pode

Saiba Mais »