Miopia
Atingindo cerca de 25% da população brasileira e aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas ao redor do mundo, a miopia se trata de um problema de saúde global bastante conhecido por todos nós.
Segundo estimativa feita pela Organização Mundial da Saúde em 2020, até 2050, 52% da população mundial sofrerá com esse erro refrativo.
Mas, afinal, você sabe o que é miopia?
Fonte: https://www.aao.org/salud-ocular/enfermedades/miopia
O que é miopia?
Caracterizada pela dificuldade em ver objetos distantes, a miopia se trata de um erro refrativo que se dá em pacientes que apresentam um globo ocular mais longo ou, até mesmo, uma córnea mais curva do que o esperado.
E por que fatores como esses causam a miopia?
Para respondermos a essa pergunta, vale dar uma olhada na imagem abaixo:
Na imagem a baixo, a ilustração à esquerda representa um olho com visão normal. À direita, temos um olho com miopia.
Fonte: https://bhtoptometry.com/eye- care/myopia-control/
Em pessoas com visão normal, ao atingir os olhos, a luz atravessa a córnea e forma as imagens que enxergamos sobre a retina, conforme a imagem acima, à esquerda.
Entretanto, para pessoas míopes, esse processo não ocorre da mesma maneira.
Nestes casos, a formação dessas imagens se dá um pouco antes da retina, como exemplificado na imagem acima, à direita.
Quais são as causas da miopia?
De modo geral, o principal fator responsável pelo surgimento de miopia é a hereditariedade, isto é, o fator genético, atingindo, igualmente, homens e mulheres. Porém, o aumento do uso de telas de celular, tablets e computador tem aumentado o desenvolvimento e aumento dos graus de miopia, principalmente entre crianças e adolescentes.
Pacientes que possuem histórico familiar com pessoas que sofrem de miopia apresentam maiores chances de desenvolver este quadro, podendo vir a manifestar os seus sintomas desde a infância.
Além destas causas principais, alguns pacientes podem apresentar o quadro de miopia em decorrência de diversos fatores, como desenvolvimento de catarata, uso de medicações e, um que devemos destacar, a miopia degenerativa.
Também conhecida como miopia progressiva ou patológica, a miopia degenerativa tende a evoluir gradualmente ao longo dos anos, tratando-se de um tipo de miopia grave, responsável por causar cegueira em alguns casos.
Além da dificuldade em enxergar objetos a longas distâncias, pacientes com quadro de miopia degenerativa podem apresentar:
- Degeneração da mácula;
- Maiores chances de desenvolver doenças oculares graves, como catarata e glaucoma;
- Maiores chances de sofrer descolamento da retina;
- Visão distorcida com deformação de linhas retas; e
- Pontos cegos na visão central.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de miopia é clínico, devendo ser realizado por um médico oftalmologista com base nos sintomas apresentados pelo paciente e no estudo de seu histórico médico e no exame de refração.
Normalmente, é o próprio paciente que identifica uma maior dificuldade em realizar atividades do dia-a-dia, principalmente relacionados com a visão à grande distância, como dirigir e assistir televisão.
Entre os principais exames que podem vir a ser realizados pelo oftalmologista, temos:
- Teste de acuidade visual: envolve a leitura de uma série de letras de tamanhos variados;
- Exame de refração: tem como finalidade definir o grau do erro refrativo;
Exame da retina, entre outros exames.
Quais são os sintomas de uma pessoa míope?
Entre os principais sintomas característicos de pacientes míopes, podemos mencionar os seguintes:
- Dificuldade em enxergar objetos distantes;
- Hábito de apertar/forçar os olhos para ter uma visão mais nítida;
- Dor de cabeça; e
Vista cansada.
É possível evitar a miopia?
Infelizmente, não é possível evitar o surgimento da miopia. Mas é possível retardar seu desenvolvimento, em alguns casos, em crianças com o uso de colírio de atropina em baixa concentração, além de reduzir o hábito de utilização da vista de perto, como celular, tablets e computador por parte de crianças e adolescentes.
Como é o tratamento?
Há vários métodos quando falamos sobre o tratamento de um erro refrativo como a miopia.
Em todas as suas formas, a finalidade do tratamento é corrigir o grau apresentado pelo paciente, seja por meio do uso de óculos, lentes de contato, ou até mesmo por meio da cirurgia refrativa, de modo a propiciar uma maior qualidade de vida para o paciente em seu dia-a-dia.
A consulta com o seu médico oftalmologista é de extrema importância para que, uma vez diagnosticado o seu quadro, seja possível prescrever o melhor tratamento possível.
Ficou com alguma dúvida? Aproveite e agende uma consulta!
…
Terei o maior prazer em atendê-lo(a)!
Contato:
Telefone: (85) 3264-1987 e (85) 9 9131-0575
E-mail: lucasgsoftalmo@hotmail.com
Instagram: @oftalmolucasgrassi